2022 - Resumo Anual

O ano 2022 foi tumultuado, marcado por desafios e oportunidades.
A economia global enfrentou obstáculos sem precedentes devido à pandemia do vírus COVID-19 em andamento e a guerra na Ucrânia, levando incerteza e volatilidade generalizadas nos mercados financeiros.
Apesar desses desafios, muitas empresas e investidores se adaptaram ao novo normal e procuraram oportunidades de crescimento.
Neste resumo vamos analisar mais de perto o desenvolvimento dos meus investimentos ao longo do ano 2022 nos diversos segmentos.
Imobiliário

A melhor performance em 2022 foi sem dúvida no sector imobiliário. Em Agosto tive necessidade de pedir uma avaliação para renovar o meu empréstimo habitação. Esta avaliação foi feita com base em 3 vendas na minha área de residência de habitações semelhantes à nossa.
Para meu espanto o valor da casa subiu 15% desde a última avaliação (3 anos atrás).
Fundo Pensão

O fundo pensão continua a crescer progressivamente. Neste momento estou a colocar 28% (20% meus + 8% extra da empresa) do meu salário bruto. Em 2023 espero poder aumentar um pouco mais quando completar 40 anos. Neste momento tenho um limite de 20% para a minha faixa etária (30-39 anos). Esse limite vai subir para 25% dos (40-49 anos). Se tudo correr bem em Março poderei contribuir 25% + 8% = 33%.
O investimento no fundo pensão tem benefícios fiscais dado que o valor que entra no fundo é livre de impostos.
Ações

Terminei 2022 com menos capital em ações individuais do que no começo do ano.
Não adicionei novo capital praticamente.
Dinheiro

Em dinheiro terminou ela por ela. Ter dinheiro no banco nunca foi uma preferência e continua a não ser.
Carros

Continuo a pagar o Tesla Model 3. Estes valores não estão actualizados. Tanto o Mercedes como o Tesla. Acredito que estejam a perder valor com o tempo. Não tenho consultado o mercado. Actualizarei este segmento quando vender um dos carros ou ambos. Em 2023 para tentar ter valores mais reais, vou tentar consultar o mercado e actualizar o valor dos dois carros com valores do mercado.
Património Liquido

O património liquido cresceu 29% em 2022. Uma média de 2,42% por mês. O que impulsionou este crescimento foi sem dúvida o imobiliário. Espero que 2023 continue a crescer ao mesmo ritmo de dois dígitos.
Conclusão
O ano 2022 foi único e desafiante. Apesar dos obstáculos impostos pela COVID-19 e a guerra na Ucrânia, muitas empresas e investidores conseguiram adaptar-se e encontrar oportunidades de continuar a crescer.
Ao olhar para o futuro, fica claro que haverá incerteza e volatilidade em 2023 e com essa incerteza também iremos ter muitas oportunidades de crescimento e criação de riqueza.
Vou continuar a investir com um horizonte a longo prazo e posicionar-me de forma a continuar a ter um bom retorno nos próximos anos.
Desejo a todos um bom ano e bons investimentos.