United Technologies Corporation (UTX)

United Technologies Engine

Hoje 17/08/2015 comprei 25 acções da United Technologies Corporation (UTX) a 98.10 dólares por acção.

Visão Geral

A United Technologies Corporation é um conglomerado multinacional americano sediado em Hartford, Connecticut. A empresa pesquisa, desenvolve e fabrica produtos de alta tecnologia em diversas áreas, incluindo motores de aviação, helicópteros, aquecimento e resfriamento, células combustíveis, elevadores e escadas rolantes, equipamentos de segurança contra incêndios, sistemas de construção e produtos industriais.

A UTX também produz equipamentos militares, como sistemas de mísseis e helicópteros militares, entre eles o UH-60 Black Hawk.

Fundada em 1934, ostenta uma capitalização de mercado de 87 mil milhões de dólares.

Entre os seus produtos incluem marcas como os elevadores Otis, motores de aviões Pratt & Whitney, aeronaves Sikorsky e os sistemas HVAC Carrier.

A empresa opera nos seguintes segmentos: UTC Climate, Controls & Security (25% da receita fiscal em 2014), Pratt & Whitney (22%), UTC Aerospace Systems (22%), Otis (20%) e Sikorsky (11%).

No entanto, em Junho a empresa anunciou a venda do Sikorsky à Lockheed Martin Corporation (LMT) por 9 mil milhões de dólares fazendo desaparecer este segmento.

As vendas internacionais foram responsáveis por aproximadamente 63% da receita do ano fiscal de 2014.

Motivo

De 2005 a 2014, a receita cresceu de 42,7 para 65,1 mil milhões de dólares. Uma taxa de crescimento composta anual de 4,79%.

No mesmo intervalo temporal o lucro por acção cresceu de 3,03 para 6,82 dólares. Uma taxa de crescimento anual composto de 9.43%.

Durante este período, mesmo com a crise financeira, o crescimento do EPS foi bastante estável.

O excesso de crescimento do EPS foi impulsionado em grande parte pela extensa actividade de recompra onde a UTX reduziu o seu número de acções em circulação em cerca de 10% nos últimos 10 anos.

A S&P Capital IQ antecipou que a empresa fará de crescer o seu valor de EPS a uma taxa anual composta de 11% ao longo dos próximos 3 anos justificando com expansão do mercado de construção nos Estados Unidos e o crescimento global do tráfego aéreo. Esta previsão não é muito diferente do que a UTX tem feito na última década.

Os dividendos têm vindo a aumentar consecutivamente nos últimos 22 anos, o que torna o stock bastante atractivo. Acredito que assim continuará no futuro.

Um rácio de retorno moderado aos accionistas de 36.7%. Isto significa que a empresa está a retornar um dividendo que equivale a aproximadamente 37 cêntimos de dólar por cada dólar de lucro que recebe. Um número baixo, deixando espaço para futuros aumentos.

Podemos ver uma diferença no crescimento na última década na forma como o dividendo cresceu a uma taxa anual de 12,9% durante esse período.

O rendimento actual (yield) é de 2.58%. A UTX raramente oferece um alto rendimento, a média dos últimos 5 anos é 2,2%.

Como muitas empresas do sector industrial, a UTX tem um balanço alavancado. O seu modelo de negócio requer uma base bastante pesada de activos de fabrico. No entanto a alavancagem não é nada preocupante.

O lucro é sólido comparado com o resto da industria. Nos últimos 5 anos a empresa tem uma média de margem liquida de 8.86% e um retorno sobre património de 21,12%.

Qualificação

O investimento nesta empresa é uma jogada em duas industrias importantes mas diferentes: Construção e Aeroespacial.

Alguns dos produtos são marcas dominantes no mercado proporcionando à United Technologies uma posição de liderança nos sistemas HVAC, escadas rolantes, elevadores e motores de aeronaves.

Certos negócios da empresa são muito atractivos devido à falta de concorrência. A Pratt & Whitney, por exemplo, é um dos três únicos fabricantes de motores a jacto mundiais.

Os elevados custos de transferência permite à empresa lucrar com a pós-venda e serviços uma vez que os sistemas estão instalados. A Otis é a maior fabricante e instalador de elevadores e escadas rolantes do mundo, e estes não são facilmente removidos ou substituídos, uma vez instalados.

O crescimento da população urbana continua a aumentar ano após ano, o que significa que a construção (que certamente vai precisar de sistemas de HVAC) deve permanecer forte no futuro.

Com o crescimento das cidades haverá maior necessidade de sistemas de transporte verticais fornecidos pela Otis. Escadas rolantes e elevadores.

As companhias aéreas prevêem um aumento de passageiros nos próximos anos, o que irá aumentar não só a necessidade de motores a jacto, mas também o desgaste em peças existentes.

A Pratt & Whitney terminou ano fiscal de 2014 com um backlog de $50,2 mil milhões em encomendas, comparando com o backlog de 2013 de $38,5 mil milhões podemos notar um crescimento na procura.

Risco

A United Technologies é uma empresa global, com a maioria das vendas no exterior. Como tal, enfrentam riscos cambiais.

A competição, embora limitada em alguns de seus principais negócios, é agressiva no mercado de sistemas HVAC.

Mesmo após a venda de Sikorsky, a empresa ainda terá alguma exposição a ordens do governo.

Embora tenha um crescimento subjacente ao longo da última década a empresa está exposta a indústrias altamente cíclicas.

Avaliação

As acções da UTX desvalorizaram acentuadamente durante o último ano – mais de 13% – um sell-off que ocorreu depois da empresa anunciar a venda da Sikorsky e os resultados do Q2. A venda da Sikorsky foi um negócio fantástico para a UTX.

A margem de lucro operacional da Sikorsky caiu substancialmente nos últimos dois anos, uma queda de 10,5% em 2012 para 2,9% em 2014. O segmento contribuía com pouco lucro para a empresa. E eu acho $9 mil milhões foi um óptimo negócio para UTX. Considerando o lucro operacional total da UTX no último ano foi de aproximadamente $10 mil milhões. A empresa tem um valor de mercado de $87 mil milhões, 9 vezes o lucro operacional da empresa.

O lucro operacional da Sikorsky no ano fiscal de 2014 foi de apenas $219 milhões. No entanto, United Technologies vendeu o segmento por $9 mil milhões – 41 vezes o lucro operacional do segmento.

Talvez a Lockheed seja capaz de espremer mais sumo do limão, mas eu acho United Technologies fez um bom negócio com a venda. Além disso, esta decisão reduz a exposição da United Technologies a gastos com a defesa do governo, que tem diminuído nos últimos tempos.

A United Technologies irá continuar a fazer buyback do seu stock, anunciou um programa de recompra de $8,3 mil milhões após a venda da Sikorsky.

O stock tem um P/E de 14,22 muito interessante comparando com resto do mercado e uma média de P/E dos últimos 5 anos de 16,4.

Utilizando o Modelo de Gordon com uma taxa de desconto de 10% e uma taxa de crescimento de dividendos de 7,5% a longo prazo dá um valor justo de $110,08.

Conclusão

United Technologies é uma empresa de alta qualidade em toda a linha de produtos. Sinto que bons ventos se aproximam, levando-me a crer que o crescimento será bastante notável ao longo da próxima década. As vantagens competitivas da empresa são imensas e foco renovado sobre seus negócios de maior margem poderá desencadear ainda mais potencial do que já revelaram até hoje.

A avaliação actual é bastante atraente. Parece haver uma margem considerável de segurança presente mesmo com uma análise conservadora.

Esta aquisição acrescenta $64 para o meu rendimento anual de dividendos, com base no actual $0,64 dividendo trimestral.

Avaliação de outros analistas

Morningstar avalia a UTX como 4 de 5 estrelas, com cálculo de valor justo de $120,00.

S & P Capital IQ avalia a UTX como um 4 de 5 estrelas, com cálculo do valor justo de $109,10.

Comentários

comments powered by Disqus