Sobre Mim

Olá! O meu nome é João Águas e vou ser o teu anfitrião neste blogue.

Me

Obrigado por dedicares um pouco do teu tempo a leres sobre mim. Nasci em Lisboa, uma das cidades mais bonitas da Europa em 1983. Neste momento estou a viver em Dublin na Irlanda. Trabalho com informática e adoro o que faço. Mas neste blogue não vou escrever muito sobre isso.

Ganhei interesse por investimentos este ano e decidi escrever este blogue para me motivar e criar um histórico da minha jornada.

Aos 32 anos após 9 anos de trabalho não consegui gerar muito património. Comprei um carro novo em 2009. Um dos piores investimentos que uma pessoa pode fazer.

Viajei imenso, conheci imensos lugares interessantes e pessoas interessantes pelo mundo. Mas quando olho para as minhas finanças pessoais, deixam muito a desejar.

Por um lado não me posso queixar muito, dado que tenho uma das profissões mais procuradas no mercado. Tenho um bom emprego e gosto do que faço. Não tenho dívidas financeiras o que me permite começar com um saldo positivo esta jornada.

Comecei a ler sobre finanças pessoais e rapidamente percebi que o segredo é ficar longe de dividas e começar a viver abaixo das possibilidades.

Frugalidade - "qualidade de ser frugal, poupador, económico, prudente ou económico no uso dos recursos de consumo, como alimentos, tempo ou dinheiro, e evitando desperdício, esbanjamento ou extravagância."

Adoptar um estilo de vida frugal é a chave da jornada.

Definir objectivos concretos de poupança e aplicar o dinheiro em investimentos para criar resultados.

Não percebendo nada de investimentos, peguei nas primeiras poupanças e apliquei em acções de empresas que admiro. Rapidamente me apercebi que não tinha a mínima ideia do que estava a fazer.

O plano tinha tudo para falhar. Comprei stocks a valores altos que rapidamente desvalorizam e em pouco tempo vi parte das minhas poupanças desaparecer. O que se passou?

Comecei a pesquisar sobre investimento, mercados financeiros e os hábitos de investidores bem-sucedidos. Passado algum tempo, apercebi-me que uma estratégia de crescimento de dividendos seria o caminho a seguir.

Decidi então esquecer os erros de principiante e começar a procurar stocks de empresas de alta qualidade com elevada distribuição de dividendos.

Tento ignorar o ruído dos mercados e as oscilações e focar-me apenas nos stocks que oferecem aos investidores uma taxa alta de retorno em dividendos.

Espero que gostes do blogue, que te inspire e que te divirtas tanto a ler quanto o que eu me divertido a escrever.

Segue a minha viagem em busca da independência financeira e reforma antecipada. Podemos partilhar as nossas aspirações mutuamente.

Fica à vontade para comentar e partilhar os teus pensamentos e sugestões.