Royal Dutch Shell plc (RDS.A)

Refinaria Shell

Depois de um longo pensamento introspectivo e uma análise profunda do sector energético decidi adicionar ao meu portfolio uma empresa do sector energético.

Comprei 75 acções da Royal Dutch Shell plc (RDS.A) no dia 27/08/2015 por € 22,39 por acção.

Visão Geral

A Royal Dutch Shell é a terceira maior empresa do mundo em termos de vendas anuais com uma receita de 421 mil milhões de dólares em 2014. A Shell é uma empresa de petróleo e gás verticalmente integrada, com operações de upstream e downstream globais. Opera em mais de 70 países e tem mais de 44.000 estações de serviço.

O grupo Royal Dutch Shell foi fundado em 1907, quando a companhia Real Holandesa de Petróleos (N.V. Koninklijke Nederlandsche Petroleum Maatschappij) e a companhia Shell Transport and Trading Company Ltd se fundiram a fim de competir mundialmente com a gigantesca empresa americana Standard Oil.

Riscos

A Shell tem vindo a apostar no gás natural e a afastar-se do petróleo. A empresa quer ser lider de mercado na produção e fornecimento de GNL (Gas Natural Liquido).

Estão a fazer grandes avanços nessa direcção o que pode prejudicar os lucros a curto prazo mas levará a um forte crescimento no futuro. A Shell está a apostar em energias mais limpas com menos emissões onde prevê que o gás natural será a principal fonte de energia global nas próximas décadas.

A Shell anunciou a 8 de Abril de 2015 que iria comprar a BG Group plc(BG) por 70 mil milhões de dólares. O negócio é mais uma aposta gigante no Gás Natural e GNL onde a BG é especialista. Ao adicionar os activos da BG a Shell irá aumentar as suas reservas de gás 25% e a sua produção 20%.

O mercado do GNL está num ciclo baixo sem luz no final do túnel. Os preços na Ásia estão a menos de metade do que eram à alguns anos atrás caindo abaixo dos $8 por um milhão de Btu. Uma queda de 59.8% desde Abril de 2014. Com a baixa procura na China e o possibilidade do Japão activar reactores nucleares actualmente desligados faz com que a procura no continente asiatico seja incerta.

Avaliação

O motivo que fez descer o preço das acções foi a exposição da Shell ao gás natural e o baixo valor que gás natural tem tido ao longo dos últimos anos. Mais de um terço do lucro da shell tem vindo do gás natural.

Decidi comprar RDS.A por vários motivos. Em primeiro lugar porque não tinha nenhuma empresa do sector energético no meu portfolio. A RDS.A teve uma queda de 21% desde o inicio do ano. Não sei se empresa vai recuperar e para ser honesto realmente não me importa. Comprei as acções € 1.48 acima do mínimo das últimas 52 semanas. O índice P/E é 11.78.

A Shell está no terceiro ano num plano a 4 anos de entregar 175-200 mil milhões em fluxo de caixa. Um programa de gastos com capital líquido de 120-130 mil milhões e dividendos competitivos para accionistas.

O CEO Ben van Beurden afirma que a empresa está no bom caminho para atingir todos os objectivos. A Shell é uma das empresas que mais paga dividendos. A empresa anunciou o pagamento de 9.56 mil milhões de dólares em 2014.

A empresa tem vindo a aumentar os dividendos progressivamente nos últimos 5 anos. Em 2011 distribuía $0.42 trimestrais por acção. Passando para $0.43 em 2012 e novamente para $0.45 em 2013 e $0.47 em 2014.

Espero que este crescimento se torne numa tendência e que o Sr. Beurden continue a pagar aos accionistas. Os dividendos têm sido distribuídos até hoje pelos accionistas apesar da queda do preço do petróleo em 2008-2009 durante a grande recessão.

Usando o Modelo de Gordon, onde normalmente uso uma taxa de crescimento de 7%, desta vez sendo bastante conservador vou usar uma taxa de crescimento de 5% e uma taxa de desconto de 10% cálculando um valor justo de $39.48 por acção.

Considero que as acções da Shell estão com um preço muito atractivo dado o rendimento. O futuro parece bastante promissor dado o histórico da empresa.

Claro que o preço bruto do petróleo tem um grande impacto sobre a receita e o lucro da Shell mesmo tendo em conta o foco da empresa no GNL.

Conclusão

O rendimento de entrada é muito forte 7.15%. Dificilmente se encontra uma empresa com este nível de rendimento. Com base no pagamento de dividendos actual de $0.47 por acção trimestral adiciono com esta compra $ 141 à minha receita anual de dividendos.

Avaliação de outros analistas

Morningstar avalia a RDS.A como 4 de 5 estrelas, com cálculo de valor justo de $41.18

S & P Capital IQ avalia a RDS.A como um 3 de 5 estrelas, não calculando um valor junto.

Qual a sua opinião sobre a Royal Dutch Shell?

Obrigado pela leitura.

Comentários

comments powered by Disqus