Qual é a formula para o sucesso?

Atacadores

Quando era criança pensava que eu seria bem-sucedido se conseguisse atar os meus atacadores/cadarços.

Já no colégio eu pensava que seria bem-sucedido que conseguisse namorar a rapariga mais bonita do colégio.

Ao chegar a faculdade pensei que seria bem-sucedido se conseguisse ter as melhores notas e ao mesmo tempo conseguir ir a todas as festas.

Durante o percurso percebi que nenhuma das definições de sucesso anteriores faziam sentido. Demorei algum tempo a lá chegar, mas desde criança persegui diversos objectivos que me motivaram a atingir o que sempre pensei que fosse o "verdadeiro sucesso".

A psicóloga Ilona Tobin define o verdadeiro sucesso como:

"Dar e receber amor, ter saúde física e mental, possuir riqueza suficiente que lhe ofereça opções, e tempo para desfrutar de tudo isso."

Verdadeiro Sucesso = Amor + Saúde + Riqueza + Tempo

Sendo tempo a parte mais importante da equação. Como gastamos e planeamos o nosso tempo durante a nossa existência no planeta.

Observe que na sua definição o dinheiro é mencionado, mas relacionado com palavras como "suficiente" e "opções". E realmente é assim que a riqueza deve ser vista. Ter dinheiro suficiente para não precisar de pensar nele. Quase que parece uma mensagem espiritual. ;)

Analisando mais perfumadamente a definição...

Dar e receber amor - Eu não conheço ninguém que não goste de ser amado (mesmo aqueles que não gostam de mostrar). A nossa família, os nossos amigos, todos nós gostamos de estar rodeamos de pessoas que nos admiram e nos querem bem.

Ter saúde física e mental - É também uma área muito importante! Não é possível aproveitarmos a vida sem um corpo e um cérebro a funcionar decentemente. E se os dois unirem forças melhor ainda. Devemos exercitar tanto o corpo como a mente todos os dias adoptando um estilo de vida saudável.

Riqueza suficiente que lhe ofereça opções - Para ter liberdade de escolha de como queremos viver a vida. Observe que não diz nada sobre "ter um milhão de euros", ou "ser podre de rico". Diz apenas "o suficiente", o que pode ser interpretado de diferentes maneiras dependendo da opinião de cada um. Mas esse deve ser o objectivo pelo qual todos devemos lutar e em seguida devemos ter a inteligência para saber quando o atingimos "o suficiente".

E por fim... Tempo para desfrutar de tudo isso - A parte mais importante da frase. Tudo se resume a tempo. Eu acho que essa é a parte mais assustadora de todo o processo. Muitas pessoas vivem a vida gastando tudo o que ganham justificando essa atitude com motivos como "Nunca se sabe o dia de amanhã!". O que não deixa de ser uma realidade, contudo as probabilidades estão do nosso lado e indicam que vamos passar um longo período de tempo no nosso planeta. É importante encontrar o equilíbrio e ambos os extremos (gastar tudo ou poupar demais) podem leva-lo a um caminho bastante tumultuado.

Tudo isto se resume a 2 coisas que devemos fazer:

  1. Devemos apreciar a nossa vida não ficando obcecados com metas a toda a hora! (Isto não quer dizer que as metas não são importantes).

  2. Reduzir o custo de vida para que possamos reduzir o tempo para a liberdade suprema. Porque como todos sabemos, quanto mais caro for o seu estilo de vida mais tempo vamos precisar de continuar a trabalhar para o sustentar.

E esta é razão por trás da reforma antecipada. Não é porque não quer trabalhar por ser preguiçoso (o que até podia ser um bom motivo), é porque você deve procurar aproveitar a sua vida plenamente tirando partido do amor, da sua saúde física e mental, do seu dinheiro que acumulou diligentemente durante a sua vida. E quanto mais cedo você atingir "o suficiente", mais tempo vai ter para se divertir.

Como é que podemos fazer isto tudo sem grandes sacrificios no processo?

Essa é a parte difícil. :) A razão pela qual muitos de vocês lêem blogues como este e é também a razão que me leva a pensar e escrever sobre estes temas. A vida é feita de altos e baixos, umas vezes andamos apressados, outras vezes andamos mais lentamente. Mas o importante é não perdemos o foco do "porquê" e continuarmos as nossas jornadas sem desistirmos das nossas metas.

Achei importante partilhar com vocês umas das melhores definições de verdadeiro sucesso que encontrei... "Dar e receber amor, ter saúde física e mental, possuir riqueza suficiente que lhe ofereça opções, e tempo para desfrutar de tudo isso".

Seja qual for a sua definição de sucesso, dá o teu melhor nas tuas acções diárias eliminando a conformidade. Falhar faz parte da jornada e acho que é importante acrescentar esse ponto... Mais importante que ter sucesso é ter força para continuar a lutar após uma derrota.

Qual a sua definição de sucesso? Alguma coisa que gostavas de acrescentar ou retirar?

Obrigado pela leitura

Comentários

comments powered by Disqus