Potash Corporation of Saskatchewan Inc. (POT)

Para finalizar o mês de Novembro decidi fertilizar um pouco os meus investimentos entrando num sector que até hoje não tinha analisado.

O sector matérias-primas (Materials). Uma categoria de acções que representa empresas que estão envolvidas na descoberta, desenvolvimento e transformação de matérias-primas, incluindo a mineração e refino de metais, produtos químicos e produtos florestais.

Comprei 80 titulos da Potash Corporation of Saskatchewan Inc. (POT) no dia 20/11/2015 a $20.13 por titulo.

Visão Geral

Potash Corporation of Saskatchewan (NYSE:POT), também conhecida como Potash Corp é uma empresa Canadiana fundada em 1953 em Saskatoon, Saskatchewan. É a maior produtora de potássio do mundo e a terceira maior produtora de nitrogénio e fosfato, três nutrientes agrícolas primários utilizados na produção de fertilizantes.

A POT extrai e produz potássio, que é usado principalmente como fertilizante. A empresa também oferece fertilizantes fosfóricos sólidos e líquidos, suplementos de alimentação animal, ácido fosfórico purificado utilizado em produtos alimentares e processos industriais, ácido hexafluorossílico e tetra fluoreto de silício.

Além disso, produz fertilizantes nitrogenados e produtos industriais incluindo amoníaco, ureia, soluções nitrogenadas, nitrato de amoníaco e ácido nítrico.

Potassa é a principal mercadoria que a Potash Corp têm extraído aproveitando as grandes reservas localizadas no Canada que representam quase metade das reservas mundiais.

World Potash Reserves

A Potash Corp concorre com empresas como a Mosaic Co (NYSE:MOS), Uralkaliy PAO (MCX:URKA), Belaruskali, Yara International (STO:YARO), OCP Group, CF Industries (NYSE:CF), Isreal Chemicals (NYSE:ICL), Agrium Inc (NYSE:AGU), K+S AG (ETR:SDF), etc.

Top 10 Largest Fertilizer Companies

Aspectos Qualitativos

Num horizonte a longo prazo a procura de potássio irá aumentar gradualmente impulsionada pelo crescimento da população, o crecimento da procura de alimentos na economias emergentes, a redução dos terrenos aráveis e as mudanças nos hábitos alimentares das economias emergentes.

Polulation Growth

Numa ampla escala, a população do nosso planeta irá atingir os 8 mil milhões em 2024. 9,5 mil milhões em 2050. A crescente urbanização para alojar todos estes habitantes irá reduzir as áreas agrícolas e ao mesmo tempo irá aumentar a procura de alimentos e por consequência o aumento do preço do potássio. Com a redução das áreas agrícolas, os agricultores vão optimizar os terrenos existentes recorrendo à utilização de fertilizantes à base de potássio.

A procura de alimentos nas economias emergentes e as mudanças nos padrões alimentares são os principais estimulos ao crescimento da procura do potássio.

Algumas localizações como a África Subsariana, Índia, China e Brasil vão ter um crescimento explosivo no consumo de alimentos calóricos, 11,7% no consumo de cereais, 11% de carne e 22% de frango.

*Onde entra o potássio nisto tudo? *

Como mencionado anteriormente, nem toda a procura de alimentos pode ser satisfeita pelo aumento da área de produção. A mistura adequada de potássio, nitrogénio e fosfato é fundamental para criar as condições necessárias para a produção de alimentos. A utilização de fertilizantes é a solução para atingir rendimentos mais elevados.

Riscos

Apesar da forte tendência de crescimento a longo prazo, no curto prazo o mercado de potássio sofre um excesso de oferta, combinado com uma fraca procura. O preço da tonelada de potássio desceu de 800 dólares em 2009 para 300 dólares hoje.

Isto devido à fraca procura na China, uma economia que abrandou o crescimento. O crescimento da procura de potássio tem sido praticamente neutro desde 2007.

Mas o principal problema está na oferta. A industria de potássio era considerada um oligopólio, onde os produtores controlavam a oferta. A recente separação do cartel de Leste Europeu BPC (entre Uralkali e Belaruskali) desencadeou que ambos começassem a produzir em plena capacidade, em vez de controlarem a produção e manterem os preços elevados. Isto fez com que o preço do potássio entrasse em queda livre em 2013.

A Belaruskali tem pressionado o mercado com a sua recente participação na Canpotex num acordo com a China e com a entrada nos EUA pela primeira vez com objectivo de ganhar quota e mercado.

Para piorar a situação, a K+S AG começou a explorar uma mina em Saskatchewan onde pretende produzir 4 milhões de toneladas de cloreto de potássio até 2035.

Os investidores precisam estar cientes do enorme risco a curto prazo para o preço do potássio.

Avaliação

Para determinar a avaliação utilizei o Modelo Gordon como uma maneira rápida de calcular o valor justo usando o dividendo actual, a taxa de crescimento de dividendo esperada e a taxa de retorno esperada ou taxa de desconto. Usando uma taxa de retorno esperada de 10% e uma taxa de crescimento de dividendos de 5%, obtemos um valor justo de $33.40.

Conclusão

Os fertilizantes desempenham um papel importante na economia dado que todo o ser humano (e animais para alimentação animal) precisa de comer. As tendências globais da população, vidas mais longas, o progresso económico dos mercados emergentes, o stress adicional sobre terras aráveis combinado com a escassez dos recursos hídricos formam um forte argumento para as empresas de fertilizantes.

Potash Corp é a maior empresa do mundo de fertilizantes baseada no Canada onde metade das reservas de potássio do mundo estão concentradas.

A empresa tem caído ultimamente na sequencia da queda do ciclo económico do mercado de commodities e os ganhos irão estagnar ao longo do próximos anos.

As acções da empresa têm sido severamente punidas pelos investidores e parecem estar agora a um preço atraente com um valor de custo justo de $33.40.

Esta compra adiciona $ 121,60 ao meu rendimento anual de dividendos.

Avaliação de outros analistas

Morningstar avalia a POT como 4 de 5 estrelas, com um de valor justo de $33 por acção.

S&P Capital IQ avalia POT com 4 de 5 estrelas “buy”, sem valor justo calculado.

Qual a sua opinião sobre a utilização de fertilizantes na produção de alimentos? Já olhou para esta industria?

Obrigado pela leitura

Comentários

comments powered by Disqus