Melt Up - O mercado só sobe?

Dave Portnoy tornou-se rapidamente a cabeça de cartaz da mentalidade de investimento Melt Up.

O que é a mentalidade de investimento "Melt Up"?

Um Melt Up é uma melhoria dramática e inesperada no desempenho de um determinado activo impulsionada em parte por um grupo de investidores que têm medo de perder a ascensão do activo, também conhecido como FOMO (Fear Of Missing Out).
Esta melhoria não tem qualquer relação com os fundamentais da empresa ou com o desempenho da economia.
Os ganhos que um Melt Up cria são considerados indícios pouco fiáveis do rumo da empresa por trás do activo e normalmente precedem uma descensão com perdas superiores aos ganhos. Não muito diferente das chamadas bolhas.

Existe uma correctora bastante famosa que originou esta mentalidade. Provavelmente já ouviu falar da Robinwood.

A correctora foi pioneira na negociação de acções sem comissões e este ano tem vindo a formar grupos de investidores que impulsionam os Melt Ups levando os stocks a máximos inexplicáveis.

Com isto, temos assistido a uma nova onda de comerciantes nos mercados. O número de pessoas a comprar e a vender acções disparou entre Janeiro e Junho deste ano e os números têm sido impressionantes.

Por exemplo, se olharmos para os números de utilizadores da plataforma Robinwood que detêm Exchange Traded Funds (ETFs) alavancados.
Em Dezembro o número era cerca de 20.000 utilizadores.
Em Maio 100.000 utilizadores detinham ETFs alavancados na mesma plataforma.

Isso, meus amigos, é um frenesim na bolsa de valores. Um gigantesco Melt Up em acção.

Se querem mais provas de que a Robinwood se tornou no parque de diversões dos investidores de retalho, só precisão de ler algumas queixas sobre a plataforma.

De modo geral, as várias agências de protecção do consumidor nos EUA não recebem muitas queixas sobre empresas de corretagem.
As regras são bastante claras. E ambos os lados sabem conhecem as regras.
Mas na Robinwood as coisas são um pouco diferentes.

Este ano, os novos investidores apresentaram mais de 400 reclamações contra a empresa, cerca de 4 vezes mais que os seus concorrentes.
Nos círculos governamentais os reguladores queixam-se que sentem que se tornaram no departamento de atendimento ao cliente da Robinwood.

É notoriamente difícil encontrar alguém na empresa e esse é o um dos motivos que permite à empresa manter os custos baixos.

Negociar acções a custo zero, como deve saber, é uma inovação relativamente nova e isto habilitou a fácil entrada de investidores de retalho nos mercados financeiros.

No passado, as comissões poderiam facilmente consumir uma pequena conta de investimento.
Até as grandes correctoras foram obrigadas a cortar as suas comissões desde que empresas como a Robinwood entraram em cena.
E isto significa que o qualquer pessoa pode "jogar" com quantias menores sem sentir que a casa está a receber uma parte desse dinheiro.

Só tem 20 euros para investir? Não há problema. A comissão é zero.

Espera... O stock custa 100 euros por acção? Não se preocupe, a Robinwood vai vender-lhe uma parte fraccionária que pode pagar.

Não pense que estas pequenas transacções não tem qualquer impacto nos mercados.
Estes comerciantes podem não ter muito dinheiro sozinhos... Mas juntos podem impulsionar o mercado.

Por exemplo, o volume de negociação de "Call buys to open" de pequenos investidores de opções também disparou.

Em 2019, existiam menos de 5 milhões destes contratos. Hoje são cerca de 20 milhões. É um aumento quase quatro vezes superior em menos de um ano. E é o maior número de contratos bullish de que há registo.

Isto pode parecer complicado. Mas a história é simples... Os pequenos investidores estão a bater recordes históricos no número de apostas bullish no mercado de opções.
Os números que vemos hoje são de uma ordem de magnitude maior do que em qualquer momento da história.

Resumindo, existe um novo grupo de comerciantes no mercado. Estes compraram a visão de Dave Portnoy que diz que "o mercado só sobe".
Estas pessoas vão empurrar o mercado mais alto a níveis nunca imaginados.

Se achas que estas pessoas estão a ser irracionais agora... Basta esperar.
Os níveis de insanidade vão ficar ainda mais altos ante da festa acabar.

Bons investimentos

Comentários

comments powered by Disqus