Mantenha-se calmo e continue investindo em dividendos

Em primeiro lugar peço desculpa pela minha ausência mas foi por uma uma boa causa. Estive 10 dias de férias na Croácia. Não tive tempo para continuar a escrever ou para fazer novos investimentos. Mas durante as férias aproveitei para reflectir um pouco sobre a minha estratégia de investimento em dividendos e voltei ainda mais focado nos meus objectivos.

A maior vantagem de investir em dividendos é a capacidade de definir uma meta e acompanhar o seu progresso. Isto ocorre porque o rendimento de dividendos é muito mais estável do que o preço das acções. É relativamente fácil medir a nossa posição actual em relação ao nosso objectivo. Já o valor das acções é por outro lado extremamente volátil o que torna o planeamento de resultados extremamente difícil devido a sua natureza especulativa. Se ninguém consegue prever com precisão o preço das acções, como pode alguém contar com o preço das acções para definir um objectivo?

Vamos olhar para dois cenários diferentes. Imagine que no primeiro cenário o seu objectivo é ter 500.000 euros em 20 anos. Com base na regra dos 4%, você pretende reformar-se e começar a vender 4% dos seus activos por ano de preferência numa altura em que o mercado se encontre Bull (como tivemos em 1999-2000). Você vai poupando algum dinheiro a cada ano e o valor do mercado de acções vai crescendo a cada ano. Após 19 anos a sua carteira ganha um valor de mais de meio milhão de euros. Você decide esperar mais um ano a fim de reforçar a sua carteira e cumprir o seu objectivo temporal de 20 anos. Infelizmente esse ano passa a ser o primeiro ano de mercado bear e as suas acções caem 30% no primeiro ano e 20% no ano seguinte. Está preparado para se reformar? Se tivesse tomado essa decisão dois anos atrás seria um bom momento, mas nessa situação você decide continuar a trabalhar por uma quantidade desconhecida de tempo até que o mercado recupere.

No segundo cenário, o objectivo é gerar uma renda anual de 20.000 euros em 20 anos. Você poupa a mesma quantidade de dinheiro do primeiro cenário reinvestindo os dividendos não estando preocupado com as flutuações do mercado. Pode dar-se a esse luxo porque os dividendos são mais estáveis que o valor das acções e tem um crescimento quase todos os anos. A única época em que a media dos dividendos do S&P 500 caiu significativamente nos últimos 90 anos foi durante a Grande Depressão de 1929-1932 e durante a Grande Recessão de 2008. Desde 1960 a única queda significativa na remuneração anual de dividendos foi em 2008. Isso indica uma taxa de sucesso de mais de 98%. Considerando que uma diminuição significativa acontece quando o rendimento anual de dividendos tem uma queda superior a 4%.

SPDPS

No segundo cenário você recebe um feedback imediato no momento que investe o seu dinheiro e recebe a sua declaração de corretagem. Essa declaração mostra o retorno que você teve até ao momento e o valor estimado que poderá ganhar por ano. Isto permite verificar o seu progresso em relação ao seu objectivo.

Stock blue chip é um stock de uma empresa bem estabelecida e financeiramente sólida que actua à vários anos. Um stock blue chip normalmente tem uma capitalização de mercado na ordem dos mil milhões, geralmente é líder de mercado ou está entre as três maiores empresas do sector.

O histórico de pagamento de dividendos de stocks blue chip têm-se mantido estável e crescente ao longo do tempo tornando possível planear metas sobre o rendimento de dividendos. Ao monitorar a receita de dividendos pode acompanhar o pregresso e garantir que está no caminho certo da sua meta e pode sempre ajustar a sua estratégia por exemplo substituindo uma empresa que deixou de ter peso na sua sinfonia de crescimento de dividendos.

Se você traçar o seu rendimento de dividendos recebido a cada trimestre ou a cada ano encontrará um caminho previsível e constante na direcção à sua meta. Se por outro lado traçar o seu rendimento pelo valor da sua carteira irá encontrar vários períodos de turbulência a curto prazo na sua jornada.

Por exemplo, se o valor da sua carteira atingir 450.000 euros em 16 anos pode acreditar que está no caminho certo. No entanto, se o mercado der um tombo de 30-40% de imersão. Continuará convencido que está no caminho certo?

O problema em depender do valor da carteira é que esse valor é estabelecido pelo estado emocional do Sr. Mercado que é irracional na melhor das hipóteses. O humor do Sr. Mercado pode ser optimista num ano e no ano seguinte ser profundamente pessimista. Os pagamentos de dividendos por outro lado são dependentes dos fundamentos subjacentes das empresas havendo uma ampla margem de segurança entre ganhos e pagamento de dividendos. As empresas com stocks blue chip raramente cortam ou eliminam os seus dividendos durante uma recessão.

Por exemplo em 2008 o stock da empresa Johnson & Johnson (JNJ) valia $ 62 por acção e pagava um dividendo de $ 0.41 por trimestre por acção ($ 1.66 por ano). O valor do dividendo aumentou de $ 0.41 para $ 0.75 por acção em 2015. O preço da acção vale agora cerca de $ 91, embora fosse muito mais elevado no final de 2014.

Se analisarmos o preço da acção na ultima década, parece que teve vários altos e baixos. Ficou entre $60 e $70 até 2008, em seguida desceu a $50 no inicio de 2009, manteve-se nos $60 até meados 2012. Em 2013 disparou acima dos $70 atingindo um valor próximo dos $110 no final de 2014.

JNJdecade

Isto mostra que os ganhos de capital são imprevisíveis, dificilmente consegue prever o que vai acontecer no dia seguinte. Você pode investir numa empresa que está a desempenhar uma excelente performance de vendas e a atingir resultados fabulosos e o seu stock pode não reflectir esse sucesso.

Imagine que investiu em empresas que não distribuem dividendos e tem que vender acções a fim de pagar algumas despesas durante a sua reforma. Imagine também que o mercado não cresce nos próximos 6 anos. Como resultado você começa a vender as suas acções a baixo preço para financiar as suas despesas. O mercado define o preço que quer e terá que seguir a sua tendência. Mas terá que continuar a vender as suas acções para continuar a viver confortavelmente durante a sua reforma.

Nesse momento você está à mercê do Sr. Mercado que pode valorizar ou desvalorizar de 5 a 100 vezes o seu valor actual. É de pouco consolo que as acções subam depois. Você vendeu a preços baixos durante 6 anos consecutivos, provavelmente vendeu um quarto das suas poupanças a preço de saldo. Isto não é uma forma inteligente de gerir a sua riqueza.

Dividend Per Share

Se você analisar a tendência de crescimento de dividendos anuais a história é bem diferente. O dividendo anual aumentou de $ 1.46 por acção em 2006 para $ 2.95 por acção em 2015. Um investidor que incidiu sobre os fundamentos subjacentes, contrariamente ao preço das acções especulativas, teria mantido o seu curso. Se estivesse vivendo dos dividendos de empresas como a Johnson & Johnson e outras empresas similares da sua carteira, você não teria sequer notado que o mundo tinha experienciado uma crise financeira entre 2008 e 2009.

Quando você investe num stock de dividendos, você está a pagar para ser paciente e armazenar a longo prazo. Os dividendos que vai recebendo servem como reforço positivo ajudando a manter a calma e ignorar a volatilidade do Sr. Mercado. Esta é a forma inteligente de construir riqueza, incentivada por vários incluindo Warren Buffet. Como se costuma dizer, devagar se vai ao longe.

Como podemos ver a partir dos dados apresentados acima, ninguém pode dizer se a Johnson & Johnson vai vender por $60 ou por $120 no próximo ano. No entanto, eu tenho quase certeza que nos próximos 12 meses a Johnson & Johnson vai pagar pelo menos $3 anuais por acção que detém. É por isso que uma estratégia de viver de dividendos na sua reforma é mais sustentável do que uma estratégia de vender pedaços do seu portfólio para viver.

Actualmente por cada $ 1000 que um investidor coloca na Johnson & Johnson pode esperar gerar mais de $32 de renda anual de dividendos. Se a história servir de guia o fluxo de renda vai aumentar acima da taxa de inflação ao longo do tempo. Se um investidor precisa de $1000 para viver de renda mensal na sua reforma pode ver que está a 0.3% da sua meta. Ao poupar e investir em empresas como a Johnson & Johnson, um investidor em dividendos é capaz de ver resultados imediatos à medida que o seu rendimento de dividendos continua a subir. Você consegue controlar facilmente o seu progresso em relação aos seus objectivos.

Ao seguir este plano, estará cada vez mais próximo da sua independência financeira a cada investimento que faz. E isso meus amigos é uma jornada longa e emocionante.

Está interessado em seguir esta jornada? Qual é o teu objectivo para a sua reforma?

Obrigado pela leitura.

Comentários

comments powered by Disqus