Concentre-se no crescimento de dividendos para resultados a longo prazo

Se tem acompanhado o meu blogue já deve saber que investir em dividendos é uma estratégia de investimento muito poderosa.

Durante os últimos 85 anos as títulos de dividendos contribuíram em 43% do retorno total do S&P 500.

SP500 Total Return

Se analisarmos o período de 1990 a 2012 os números são ainda mais impressionantes.

Returns from Dividends

Esta estratégia não se limita apenas a gerar um fluxo de renda constante, tem também um óptimo desempenho a longo prazo. O segredo por trás da estratégia é um conceito simples chamado Crescimento de Dividendos. Ao construir uma carteira com rendimento de dividendos médio igual ou superior a 3% e com um crescimento de dividendos mínimo anual de 2-3% você consegue assegurar um crescimento superior à inflação. Em outras palavras, a sua carteira não só gera um rendimento de 3% como o crescimento do fluxo de renda será superior à taxa de inflação.

O gráfico seguinte mostra os preços dos títulos da Disney (DIS) e a Johnson & Johnson (JNJ) e o crescimento de dividendos em pontos percentuais nos últimos 10 anos. Como pode observar uma estratégia de crescimento de dividendos agressiva leva a um crescimento do preço do titulo mais elevado (DIS), enquanto um crescimento de dividendos razoável e consistente garante um aumento no preço do titulo constante. Em ambas as situações os accionistas ficam satisfeitos com os resultados.

DIS and JNJ

Este é o principal motivo que faz com que o crescimento de dividendos a minha estratégia de investimento. Esta estratégia impulsiona o preço dos títulos e gera um crescimento de fluxo de renda constante.

Quando adoptamos uma estratégia de investimento em dividendos não podemos estar focados somente no rendimento, devemos também medir a taxa de crescimento do dividendo.

Na realidade se o rendimento fosse o único factor importante nunca teria escolhido stocks como a Disney (DIS) ou a Apple (APPL). O que me chamou a atenção nestes stocks foi a demonstração de vontade da gestão das empresas em aumentar o dividendo ano após ano.

A taxa de crescimento de dividendos tem sido um um factor determinante superior ao retorno das acções numa época onde os níveis de incerteza dos mercados são elevados.

Por outras palavras, se encontrar uma empresa que está a aumentar continuamente o pagamento de dividendos e mostra métricas que garantem uma sustentabilidade no crescimento de dividendos, está perante um stock com sub-desempenho para os próximos anos.

O impacto do aumento de dividendos no preço do stock é astronómico. Aharony & Swary provou que o aumento de dividendos normalmente gera um aumento do preço do stock em média de 2%. Por outro lado, Healy and Palepu provou que o corte de dividendos contribui para uma descida do preço do stock em média de 9,5%. É por isso que a taxa de crescimento de dividendos deve ser um factor importante ao seleccionar uma stock para a sua carteira.

Devemos garantir que ambos os indicadores (rendimento e a taxa de crescimento) são positivos para assegurar um maior retorno a longo prazo. A taxa de crescimento do dividendo é também um indicador de confiança na administração da empresa.

Desta forma vou continuar a construir uma carteira sólida de stocks que provavelmente não irei vender nos próximos anos.

Qual a sua opinião sobre a estratégia de crescimento de dividendos?

Obrigado pela leitura

Comentários

comments powered by Disqus