Amgen Inc. (NASDAQ:AMGN)

O Sr. Mercado continua a desafiar a gravidade.

O Dow Jones Industrial tem andado a rondar os 20.000 pontos e no entanto andamos a ouvir incessantemente à quatro anos que um crash é iminente.

Se formos acreditar nestas profecias e manter o dinheiro no banco teríamos perdido imensas oportunidades a longo prazo.

Ninguém consegue prever o Sr. Mercado. A maioria dos analistas previa que o mercado iria cair substancialmente depois da vitória de Donald Trump.

No entanto o S&P 500 subiu 5% só no mês passado.

Apesar de ser óptimo para pessoas que têm o seu capital investido (principalmente em acções), esta subida fez reduzir o número de acções com valor atraente que se encontrava disponível.

Mas ainda existem algumas oportunidades por ai...

Passei o último ano a construir o Fundo Liberdade que vai gerando alguma renda passiva na forma de dividendos.

Esta carteira é real, dinheiro real que fui investindo aos poucos em acções de dividendos de alta qualidade.

São acções que recompensam os seus accionistas na forma de dividendos.

Os dividendos são uma parte do lucro que a empresa gera. Se o lucro cresce também o dividendo.

Se uma empresa é capaz de aumentar rotineiramente o seu lucro e dividendos durante um ano, estamos perante uma empresa de alta qualidade.

Além do crescimento de dividendos ser um óptimo indicador da qualidade da empresa, esta renda crescente é também uma fonte de rendimento passiva.

Eu sei que irei recolher uma renda mensal de dividendos nos próximos 12 meses graças às acções que compõem o Fundo Liberdade.

Essa renda provavelmente irá crescer ao longo do resto da minha vida.

Não costumo comprar acções de dividendos aleatoriamente.
Antes de investir numa empresa é importante certificarmo-nos que essa empresa passa na análise quantitativa e qualitativa.

É importante lermos os relatórios trimestrais financeiros para vermos o seu crescimento, a sua divida e a rentabilidade.

Também devemos procurar entender se a empresa tem ou não vantagem competitiva na forma como protege o seu modelo de negócio da concorrência a longo prazo.

E por fim devemos também considerar o preço que estão a oferecer pelo negócio.

O preço que você paga é diferente do valor que recebe em troca.

O preço de um stock varia ao longo do ano, pode estar a $50, depois a $20 e em seguida $100. Mas nenhum desses números representa o seu valor intrínseco.

O valor intrínseco de qualquer acção de crescimento de dividendos pode ser estimado com um nível razoável de precisão e confiança.

Aprender a valorizar uma acção de crescimento de dividendos foi uma das grandes lições que aprendi e tem sido um recurso fundamental para fazer as escolhas na composição do Fundo Liberdade.

Uma vez que somos capazes de estimar o valor justo de uma acção podemos ter o contexto necessário para decidir se o preço que está a ser pedido por uma acção é sensato.

Na realidade estamos sempre à procura de um preço mais do que sensato.

Queremos comprar acções de crescimento de dividendos de alta qualidade quando estão subvalorizadas.

O raciocinio é simples.

Uma acção subvalorizada oferecerá um rendimento mais elevado, uma perspectiva de maior retorno a longo prazo e um risco inferior.

Isto comparando com uma acção que esteja razoavelmente valorizada ou sobrevalorizada.

O preço e o rendimento são inversamente correlacionados. Quanto menor for o preço maior será o rendimento.

Comprar acções de crescimento de dividendos de alta qualidade quando estão subvalorizadas cria uma margem de segurança.

Isto significa que se a empresa não executar como esperado você ainda tem tempo para sair.

A última coisa que você quer fazer é pagar um valor justo ou superior e assistir a empresa a começar a tropeçar.

Comprar acções sobrevalorizadas é quase sempre uma má ideia.

Mas a boa notícia é, que mesmo nesta altura quando a maioria das acções se encontram a valores justos, existem acções de alta qualidade de crescimento de dividendos que parecem estar subvalorizadas.

Vejamos o seguinte exemplo:

A Amgen Inc. (NASDAQ:AMGN) é uma empresa internacional de biotecnologia que desenvolve e fabrica uma série de tratamentos. É também uma das maiores e mais bem-sucedidas empresas de biotecnologia do mundo com uma capitalização de mercado de mais de $110 mil milhões. Existem poucas empresas desta escala que oferecem capacidade de R&D (pesquisa e desenvolvimento).

A Amgen tem tido sucesso com um conjunto de drogas, a Embrel, Neulasta, Epogen, Sensipar, Aranesp e XGEVA que têm gerado bastante lucro. É bem possível que a Amgen continue a gerar muito lucro no futuro dado a pipeline de produtos que se encontra em ensaios.

E a empresa é muito generosa a compartilhar esse lucro com os accionistas.

Para começar a empresa aumentou o seu dividendo por 6 anos consecutivos.

A taxa média de crescimento de dividendo dos últimos 3 anos está nos 29,9%.

Isso representa apenas 40% da payout ratio, o que deixa espaço para continuar a crescer.

Além disso o stock oferece um dividend yield muito atraente de 2.68%.

Para determinarmos que tipo de crescimento de dividendo devemos esperar vamos tentar saber que tipo de crescimento subjacente a Amgen será capaz de entregar.

Podemos observar o que a empresa tem feito na última década.
Se uma empresa tem um histórico longo de crescimento a probabilidade de continuar a crescer é alta.

Nos anos fiscais de 2006 a 2015 a Amgen aumentou a sua receita de $14,268 mil milhões para $21,662 mil milhões. O que dá uma taxa composta de crescimento anual de 5,01%.

O lucro por acção cresceu de $2,48 para $9,06 durante o mesmo período o que dá uma Compound Annual Growth Rate (CAGR) de 15,48%.

O crescimento pode ser amplamente explicado pelas actividades de recompra de acções da empresa. A Amgen reduziu a sua cotagem de acções em circulação em aproximadamente 36% na última década.

Além do crescimento sólido a Amgen apresenta bons fundamentais no seu negócio.

O balanço está em grande forma. O índice de endividamento é de 1,04. E a taxa de cobertura de juros é superior a 8.

A rentabilidade também é notável tal como a maioria das empresas grandes de biotecnologia.

Nos últimos 5 anos apresentam uma margem líquida de 26,75% e retorno sobre o património liquido de 21,82%.

Como investidor de crescimento de dividendos não consigo tirar os olhos da Amgen.

É uma das maiores, mais diversificadas e lucrativas empresas de saúde do mundo.

À medida que a idade, riqueza e quantidade da população vai aumentando maior é a procura de cuidados de saúde de alta qualidade. Empresas como a Amgen estão bem posicionadas.

No entanto, existem riscos. Os biossimilares são um risco competitivo. A R&D (Pesquisa e Desenvolvimento) deve produzir constantemente novas drogas promissoras. E há obstáculos regulamentares a superar constantemente.

Mas as recompensas de longo prazo parecem superar os riscos no meu ponto de vista.

Este stock está a um preço premium.

O Stock está com um P/E de 14,88. Comparando com a média dos últimos 5 anos que é de 17,7. O rendimento actual por acção é quase o dobro da média histórica.

Eu valorizo as acções usando uma análise do modelo de desconto de dividendos com uma taxa de desconto de 10% e uma taxa de crescimento a longo prazo de 8%. Essa taxa de crescimento está a par com a previsão de crescimento do EPS. A análise deu um valor de $216 por acção.

A Morningstar, uma empresa líder e respeitada em analises de stocks, avalia os stocks num sistema de 5 estrelas. Em que 1 estrela significa que o stock está sobrevalorizado e 5 estrelas significa que o stock está desvalorizado. 3 estrelas indica que está um preço justo.

A Morningstar classifica a AMGN com 5 estrelas, com um valor justo de $194.

A S&P Capital IQ é outra empresa de análise profissional. Eu gosto de comparar a minha opinião com a deles para ver se estou fora de linha. Eles também classificam os stocks de uma escala de 1 a 5, 1 significa venda forte e 5 significa compra forte. 3 estrelas significa manter.

A S&P Capital IQ classifica a AMGN com 4 estrelas "buy", com um valor justo de $185,20.

A média das 3 estimativas de avaliação dá um valor final de $198,40. Isso indica que o stock está 32% desvalorizado neste momento.

A Amgen Inc. (AMGN) é uma empresa de biotecnologia internacional de alta qualidade que se posicionou para tirar proveito das tendências a longo prazo na área de saúde. Com um rendimento quase duas vezes superior à média dos últimos cinco anos, os investidores podem ir buscar um rendimento muito atraente. A desvalorização de 32% é outra vantagem. Esta é neste momento uma das melhores oportunidades para os investidores de crescimento de dividendos a longo prazo.

Qual a tua opinião sobre a Amgen Inc. (AMGN)?

Obrigado pela leitura

Comentários

comments powered by Disqus