Johnson & Johnson (JNJ)

johnson-products-for-all-you-love

Mais o vez o Sr. Mercado entrou em modo de pânico. Parece que o mercado está em declínio 1% ao dia. A média do Dow Jones Industrial caiu quase 600 pontos na segunda-feira, 24 de Agosto e entrou oficialmente em modo de correcção. Os investidores estão nervosos após o declínio dos preços das commodities, a subida do dólar americano e a ameaça de desaceleração do crescimento económico dos mercados emergentes.

Apesar de tudo as empresas blue-chip continuam a dar o seu melhor gerando um crescimento de lucro constante e compensando os accionistas com um aumento progressivo de dividendos.

O gigante da industria da saúde Johnson & Johnson (JNJ) é exactamente esse tipo de empresa. O preço das acções está em declínio, mas isto é um caso clássico da irracionalidade do Sr. Mercado. Este é o momento em que os investidores devem usar esta queda como uma oportunidade para intervir e comprar esta empresa de alta qualidade.

Comprei 15 acções da Johnson & Johnson (JNJ) no dia 28/09/2015 a $90 por acção.

Visão Geral

A Johnson & Johnson é uma empresa americana fundada em 1886, especializada na produção de farmacêuticos e utensílios médicos. A sede da empresa localiza-se em Nova Brunswick, Nova Jersey, Estados Unidos. A empresa tem aproximadamente 250 subsidiárias operando em mais de 90 países, e seus produtos são vendidos em mais de 175 países. A JNJ é a maior empresa de dispositivos médicos do mundo e a quinta maior empresa mundial de farmacêuticos. É líder de mercado em diversos sectores e obtém 70% da receita vinda desses sectores que lidera.

Riscos

No último trimestre a receita caiu 8,8% severamente impactada pelo câmbio. Se o dólar americano continuar a valorizar a receita da JNJ será directamente afectada nos próximos trimestres.

Avaliação

Os investidores devem esperar um crescimento sustentável nos próximo trimestres.

Um dos catalisadores deste crescimento é a sequencia de produtos farmacêuticos que a JNJ têm em estágio final registados nos Estados Unidos e nos mercados internacionais incluindo o Xarelto (anticoagulante usado para prevenir tromboses) e Invokana (usado para controlar os níveis de açúcar no sangue para tratamento de diabetes).

A receita orgânica aumentou 1% nos produtos farmacêuticos durante o último trimestre impulsionado por um crescimento de vendas de novos produtos bem como dos produtos existentes. Houve um crescimento sólido provocado pela venda de Invokana usado para tratamento de diabetes tipo 2 e pelo tratamento de hepatite C com Olysio que duplicou as vendas nos mercados internacionais.

Os novos produtos vão chegar ao mercado nos próximos meses em áreas-chave de tratamento de doenças cardiovasculares, imunológicas e oncológicas. O que deve impulsionar ainda mais o crescimento do negócio.

Além da promissora sequência de produtos que a deverá proporcionar um crescimento significativo, a JNJ têm o beneficio do seu negócio de produtos de consumo. Marcas como a Tylenol, Band-Aids e Neutrogena proporcionam estabilidade no segmento de consumo. A empresa é a sexta maior empresa de consumo de saúde do mundo.

No último trimestre a receita cresceu 3.1% nos produtos de consumo graças ao sucesso de produtos como o Zyrtec (antialérgico). Outra área de alto crescimento é a saúde oral que cresceu 3.5% nos Estados Unidos e 5% internacionalmente graças à marca Listerine.

Os investidores têm uma serie de catalisadores a trabalhar a seu favor e considerando o histórico de crescimento constante da empresa parece-me um investimento promissor.

A JNJ é um stock lendário de dividendos. A empresa tem vindo a aumentar o seu dividendo por 53 anos consecutivos. Oferecendo um yield muito atractivo de 3.3% e PE 16.39.

Usando o Modelo de Gordon, com uma taxa de crescimento de 7% e uma taxa de desconto de 10% dá um valor justo de $107 por acção.

Conclusão

Eu acredito que a Johnson & Johnson é um dos melhores investimentos de longo prazo que uma pessoa pode fazer. A sua história e a sua posição no mercado de saúde apontam para o sucesso a longo prazo da empresa.

Com base no pagamento de dividendos actual de $0.75 por acção trimestral adiciono com esta compra $ 45 à minha receita anual de dividendos.

Esta foi a minha primeira compra da Johnson & Johnson e espero poder reforçar a minha posição brevemente.

Avaliação de outros analistas

Morningstar avalia a JNJ como 4 de 5 estrelas, com um de valor justo de $99 por acção.

Qual a tua opinião sobre a Johnson & Johnson? Achas que foi um bom investimento?

Obrigado pela leitura

Comentários

comments powered by Disqus