Fundo Liberdade - Setembro 2015

Chegou a hora de actualizar o fundo liberdade já que estamos no início do mês. O fundo liberdade é o meu portfolio de acções. Espero que um dia o rendimento deste portfolio em dividendos possa cobrir integralmente as minhas despesas.

Irei actualizar este fundo todos os meses. Em cada actualização vou tentar adicionar novas posições ao meu portfólio, registar uma referência histórica, controlar o retorno total e ao mesmo tempo dar algum contexto sobre os mercados.

Agosto foi uma montanha russa. O mês mostrou que não há um lugar seguro para nos escondermos. O DOW, S&P, NASDAQ e praticamente todas as commodities caíram violentamente recuperando um pouco perto do fim do mês. O contágio financeiro de quedas afectou todos os mercados com um epicentro na bolsa chinesa. Na Asia, o Shanghai Composite Index caiu colossalmente 12,49%, o Hong Kong Hang Seng fechou o mês 11,94% abaixo, o Nikkei declinou 8,23%. Os mercados europeus também não ficaram atrás e o mercado norte-americano viu a maior queda mensal registada desde 2010.

O que é que isto significa para um investidor de dividendos a longo prazo? Época de Saldos!

Depois de um desempenho tão fraco no mês de Agosto vários stocks ficaram com preços bastante atractivos em diversos sectores. Ter acesso a stocks de alta qualidade com crescimento de dividendos a um valor justo é uma oportunidade fantástica a longo prazo.

No início do mês adquiri acções da Procter & Gamble (PG). Foi o meu primeiro investimento focado em dividendos. A PG tem vindo a incrementar os dividendos nos últimos 59 anos.

Pouco tempo depois iniciei a minha posição na United Technologies Corporation (UTX). Estou animado sobre as perspectivas futuras da empresa, a capacidade de gerar lucro que tem vindo a aumentar ao longo dos anos e a probabilidade de crescimento de dividendos a uma taxa bem acima da inflação.

Ainda que não planeado, iniciei a minha posição na Walt Disney Co. (DIS) quando o stock caiu após ter divulgado um recorde de lucro nos resultados do 3Q de 2015. O stock caiu devido à descida do número de assinantes da ESPN e mais tarde devido à retracção dos mercados. O timing não é realmente importante num investimento a longo prazo. A DIS continua com uma valorização muito atractiva e o crescimento de dividendos tem sido absolutamente estelar.

Finalmente, já perto do fim do mês, comprei acções da Royal Dutch Shell (RDSA). Gosto do modelo de negócio e das vantagens competitivas da empresa. Dificilmente se encontra uma empresa com este nível de rendimento em dividendos.

Estas quatro aquisições adicionam no total $275.13 ao meu rendimento anual de dividendos.

O valor de mercado actual do Fundo Liberdade é de € 15.342,34.

Não é surpreendente ou inesperado que o fundo tenha perdido valor de mercado num mês tão volátil como foi o mês de Agosto. Vamos ver como se comporta em Setembro. Historicamente Setembro é o mês do ano com pior performance desde 1950.

O fundo liberdade é hoje composto por 6 posições em 5 sectores.

Sector Diversification

Estas actualizações são projectadas principalmente para mostrar as variações de valor das acções subjacentes onde decidi investir. O principal objectivo da minha estratégia de investimento é construir um fluxo de dividendos crescente e sustentável a longo prazo.

Sendo assim não pretendo colocar muita ênfase sobre estas actualizações mensais. No entanto, acho boa ideia acompanhar a valorização/desvalorização dos títulos e estar ciente das suas posições no mercado.

Acho este exercício extremamente útil. Ao actualizar os valores mensais consigo criar uma perspectiva sobre o meu portfolio e analisar quais os títulos com melhor e pior desempenho, permitindo-me tomar decisões fundamentadas sobre onde adicionar mais capital ou mesmo cortar se necessário.

Como foi o teu mês de Agosto? Tiraste partido da volatilidade dos mercados?

Obrigado pela leitura

Comentários

comments powered by Disqus