Fundo Liberdade - Outubro 2015

Chegou a hora de actualizar o fundo liberdade já que estamos no início do mês. O fundo liberdade é o meu portfolio de acções. Espero que um dia o rendimento deste portfolio em dividendos possa cobrir integralmente as minhas despesas.

Irei actualizar este fundo todos os meses. Em cada actualização vou tentar adicionar novas posições ao meu portfólio, registar uma referência histórica, controlar o retorno total e ao mesmo tempo dar algum contexto sobre os mercados.

Setembro foi um mês pouco activo por não ter conseguido poupar muito dinheiro. O mercado automóvel foi afectado pelo escândalo da Volkswagen, uma das histórias do mês que criou danos colaterais no meu investimento na BMW. Mas a empresa continua forte e acredito que venha a recuperar a longo prazo.

Apesar de tudo o mês foi bastante estável e continuo motivado para continuar a minha jornada seguindo alguns princípios que continuo a praticar todos os dias. Escolher tempo em vez do dinheiro, a liberdade ao invés da escravatura, a paixão em vez do trabalho e a simplicidade ao invés da complexidade. Procuro libertar tempo ao simplificar a minha vida permitindo-me concentrar esse tempo seguindo as minhas paixões.

Este mês decidi comprar títulos na área de saúde e adicionei a Johnson & Johnson (JNJ) ao fundo liberdade comprando 15 títulos no dia 28 de Setembro a $90 por título. A Johnson & Johnson já andava no meu radar à algum tempo e aproveitei o mês de Setembro para abrir a minha posição e espero adicionar mais títulos nos próximos meses.

Esta aquisição adicionou $45 ao meu rendimento anual de dividendos.

O valor de mercado actual do Fundo Liberdade é de € 16.540,91.

Evolução do Fundo Liberdade Outubro 2015

O fundo liberdade é hoje composto por 7 posições em 6 sectores.

Diversificação por Sectores

Estas actualizações são projectadas principalmente para mostrar as variações de valor das acções subjacentes onde decidi investir. O principal objectivo da minha estratégia de investimento é construir um fluxo de dividendos crescente e sustentável a longo prazo.

Sendo assim não pretendo colocar muita ênfase sobre estas actualizações mensais. No entanto, acho boa ideia acompanhar a valorização/desvalorização dos títulos e estar ciente das suas posições no mercado.

Acho este exercício extremamente útil. Ao actualizar os valores mensais consigo criar uma perspectiva sobre o meu portfolio e analisar quais os títulos com melhor e pior desempenho, permitindo-me tomar decisões fundamentadas sobre onde adicionar mais capital ou mesmo cortar se necessário.

*Como foi o teu mês de Setembro? *

Obrigado pela leitura

Comentários

comments powered by Disqus