Como escolher uma correctora de valores?

Trader

Antes de escolher onde quer aplicar o seu dinheiro, o investidor deve decidir qual a correctora que pretende usar.

É através da correctora que o investidor vai comprar e vender as diversas acções emitidas pelas empresas.

Todos os grandes bancos dispõem da sua própria correctora de valores, mas existem também várias empresas independentes com algum tempo no mercado que podem ser consideradas pelos investidores antes de fazerem a escolha.

Quando o investidor procura uma correctora deve ter em conta quatro critérios:

  1. O preço
  2. O atendimento
  3. Os serviços oferecidos
  4. As ferramentas oferecidas

Quando comecei o Fundo Liberdade usei o Banco Big como correctora. Mais tarde vim a conhecer a correctora independente DEGIRO.

O DEGIRO chegou a Portugal com comissões muito baixas. Neste artigo vou escrever sobre as qualidades da DEGIRO como correctora para investir no mercado de acções a longo prazo.

A DEGIRO foi fundada em 2008 por cinco ex-funcionários do banco de investimento "Binck", a DEGIRO concentrava-se sobretudo sobre o mercado profissional. As reduzidas comissões e uma infra-estrutura rápida garantiram um forte crescimento da mesma, desde o início. Entretanto, cerca de 150 pessoas estão a trabalhar no grupo, cuja plataforma já processou cerca de 30 mil milhões de transacções em 100 bolsas a nível mundial. Actualmente a DEGIRO está activa em 18 países da União Europeia.

A partir de Setembro de 2013, a DEGIRO abriu as portas aos investidores particulares na Holanda, não reservando portanto os seus benefícios aos investidores profissionais. A DEGIRO proporciona aos investidores na Holanda comissões que se encontram 80% abaixo das comissões do mercado actual. Por esta razão, a DEGIRO é a corretora online mais competitiva a nível mundial em muitas áreas.

Podemos confiar na DeGiro?

Na DEGIRO é possível investir em segurança. Os seus investimentos encontram-se armazenados numa entidade de custódia independente. Os seus investimentos são totalmente separados da DEGIRO B.V., a empresa responsável pela DEGIRO.

Devido ao facto de os seus investimentos se encontrarem armazenados numa entidade de custódia independente, os mesmos estão em segurança. A única tarefa desta empresa é a administração e conservação dos seus investimentos. A empresa não exerce qualquer actividade. Não tem autorização jurídica para tal. Se algo vier a acontecer com a DEGIRO, os seus investimentos não passam a fazer parte da massa falida, permanecendo no capital da entidade de custódia.

A DEGIRO é uma empresa de investimentos, encontrando-se sob a supervisão da AFM (Autoridade Holandesa para os Mercados Financeiros), do DNB (De Nederlandsche Bank) e da CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) como empresa de investimento que exerce actividade de intermediação financeira em Portugal em regime de livre prestação de serviços.

Comissões da DEGIRO

As comissões são o ponto forte da DEGIRO e é o que me chamou a atenção nesta correctora. As suas comissões são mais baixas que todos os competidores, o que faz com que muitos investidores a escolham.

Comissões DEGIRO

A DEGIRO tem diferentes tipos de contas, mas as comissões de compra e venda de acções são iguais para todos os tipos.

Preçário DEGIRO

Além das comissões de compra e venda mais baixas do mercado a DEGIRO não cobra comissões de custódia ou por pagamento de dividendos.

Como pode a DEGIRO oferecer comissões tão baixas?

A DEGIRO utiliza contas colectivas (omnibus). Isto significa que as acções não estão em nome do cliente, mas sim numa conta partilhada. Isto é algo que assusta muitos investidores, mas na realidade isto é muito comum nos correctores em diversos países. Além disso, outro motivo que faz com que as comissões sejam tão baixas é que dependendo do tipo de conta a DEGIRO pode negociar as suas acções. O que é que isto significa? Isto permite alguém vender as suas acções e voltar a compra-las mais barato. No final a correctora faz lucro com a operação e você não perde as suas acções. Desta forma a DEGIRO consegue ter uma fonte estável de renda sem ter que lhe cobrar comissões.

Na minha opinião pessoal a DEGIRO é um projecto muito atractivo para todo o tipo de investidores, mas especialmente para investidores a longo prazo que fazem pequenas operações.

Qual a tua opinião sobre a DEGIRO? Conheces alguma correctora melhor?

Obrigado pela leitura

Comentários

comments powered by Disqus