CenterPoint Energy, Inc (CNP)

O Sr. Mercado sobe e desce por vezes descontroladamente dia após dia mas na maior parte do tempo costuma subir no longo prazo.

Isto é algo que eu tento ter em mente enquanto rotineiramente vou transformando euros num fluxo de rendimento passivo.

Eu não defendo a compra de títulos sobrevalorizados, o mercado está repleto de milhares de títulos. Enquanto alguns podem parecer caros num determinado momento, outros podem estar com uma boa oferta.
Além disso, um título que parece extremamente caro, superior ao está disposto a pagar, pode tornar-se barato em retrospectiva com passado ao analisar o seu histórico.

Dito isto, recentemente tirei vantagem do que acho ser uma oportunidade bastante sólida num stock que está entrando no território de valor neste momento.

A empresa não é lider de mercado, a uma empresa que opera num nível muito semelhante a muitas outras do seu sector, mas está disponível neste momento a preço muito atractivo.

Comprei 100 títulos da CenterPoint Energy, Inc (CNP) no dia 13/11/2015 a $16.90 por título.

Visão Geral

A CenterPoint Energy, Inc. é uma empresa de serviços públicos de gás natural e electricidade. Eles possuem um conjunto de negócios relacionados com a energia e servem clientes em seis estados nos Estados Unidos.
Combinado com o apetite actual de investimento em empresas de fornecimento de energia eléctrica e gás a CNP pareceu-me uma aquisição importante para diversificar o meu portfólio no sector dos serviços públicos.

Território de serviço da CenterPoint:

CNP Map

Eles operam um negócio tradicional regulamentado de fornecendo gás natural, transmissão e distribuição de energia eléctrica aos seus clientes principalmente nas cidades de Houston e Minneapolis.

No entanto a empresa diferencia-se no meio pela sua participação como sócia limitada com 55.4% da Enable Midstream Partners LP (ENBL), que opera um gasoduto interestadual que liga diferentes regiões nos Estados Unidos. Esta empresa também opera instalações de processamento e armazenamento de gás natural.

Fundada em 1882, a CenterPoint Energy e as suas empresas antecessoras tem uma história com mais de 140 anos.

Fundamentos

Os fundamentos da CenterPoint são bastante sólidos, embora não necessariamente melhor ou pior que outras empresas de serviços públicos em geral. Eu vejo a CNP como um investimento estável e defensivo que quando adquirido a um preço justo oferece um retorno promissor a longo prazo.

Ao analisarmos a receita e o crescimento na última década podemos ver que o crescimento de primeira linha da empresa tem sido um desafio. A receita é mais ou menos plana, com uma ligeira diminuição dos 9,277 mil milhões de dólares para 9,226 mil milhões de 2005 a 2014. Isto não é nada incomum em empresas de serviços públicos com alguma maturidade.

O lucro por acção, no entanto, tem crescido muito bem ao longo deste período de tempo. O EPS é positivo de $0,75 a $1,42 ao longo dos últimos 10 anos, uma CAGR (Compound Annual Growth Rate) de 7,35%.

O crescimento parece ser em grande parte possível através de melhorias na rentabilidade, no entanto tem o seu limite.

Segundo a perspectiva da S&P Capital IQ a CenterPoint terá um retorno de investimento de 2% anual nos próximos 3 anos. Se isto se concretizar, iremos assistir a uma bifurcação na recente orientação da CenterPoint. A CenterPoint está no caminho de ter um lucro por acção na faixa de 4 a 6% até 2018.

Ao comparar a CenterPoint a outras empresas maiores de serviços públicos, eu considero o seu crescimento bastante respeitável. No entendo o grande atractivo do stock neste momento é o seu dividendo.

Primeiro porque a empresa tem vindo a aumentar o seu dividendo nos últimos 10 anos consecutivos para que possamos ver que a empresa tem propensão a recompensar os investidores através de dividendos ano após ano.

O seu pedigree não é mais impressionante, mas vejo isto como um bom começo, especialmente após ter lido os relatórios de lucro onde rotineiramente discute o crescimento continuo de dividendos como uma prioridade.

A taxa de crescimento do dividendo em 10 anos também é muito impressionante para uma empresa de serviços públicos, chegando a 9%. Isto foi em parte alimentado pelo crescimento da taxa de retorno.

Podemos ver actualmente uma taxa de retorno de 81,1%, o que não oferece muito espaço de manobra para o crescimento do dividendo como à uma década atrás, quando a taxa de retorno era aproximadamente metade do que é hoje.

O aumento de dividendo mais recente foi de 4,2%. O crescimento de dividendo de um digito não é de arregalar os olhos comparando com outros stocks. Mas é impressionante quando consideramos que o stock actualmente oferece um excelente rendimento de 5,33%.

Um rendimento que a propósito é maior do que o rendimento médio dos últimos 5 anos de 4,1%. Sendo assim, os investidores que compram hoje este stock recebem um rendimento de cerca de 120 pontos base mais elevado do que o stock normalmente tem oferecido ao longo dos últimos 5 anos.

Relativamente à divida, a CenterPoint opera da mesma forma que a maioria dos serviços públicos, de uma forma bastante alavancada.

O rácio de divida/património a longo prazo é de 1,76 e o índice de cobertura de juros é inferior a 3.

Em termos absolutos, estes números deixam muito a desejar. No entanto, este nível de dívida não difere de uma série de outras empresas de serviços públicos. Notavelmente, a CenterPoint está mais exposta à dívida do que a maioria das outras empresas deste ramo pela virtude de deter propriedade como parceira da Enable Midstream, isso é algo a ter em consideração.

As métricas de lucro são mais do que adequadas. Ao longo dos últimos cinco anos, a empresa tem uma média de margem líquida de 6,04% e retorno sobre o património de 16,5%. Isto são números sólidos.

Aspectos Qualitativos

Deixei o sector de serviços públicos para último na minha estratégia de diversificação do Fundo Liberdade. Isto porque este sector é fortemente regulado pelo governo, o que limita o potencial de crescimento.

O governo tem autorizado a empresa a distribuir um retorno atraente aos investidores, claro que existem limites naturais neste processo. Além disso, a empresa é geograficamente limitada em termos de expansão.

Em troca, os investidores estão a comprar o que pode ser considerado um monopólio localizado. Existe um publico cativo onde geralmente a concorrência é muito limitada e os serviços que a CenterPoint oferece são fundamentais e literalmente os consumidores não podem viver sem eles. O poder é omnipresente por razões obvias.

Esta empresa ocupa um lugar pequeno no meu fundo liberdade no sector de serviços públicos. Existem 4 factores que me despertaram o interesse na CenterPoint.

Primeiro, a CNP não tem activos de geração de energia eléctrica. Eu vejo isso como algo positivo. Ao não ter activos de geração de energia não terá que fazer conversões dispendiosas no futuro, por exemplo, conversão de carvão a energias mais limpas/renováveis.

Segundo, a CNP diferencia-se através da titularidade da Enable Midstream. Enquanto os preços dos recursos energéticos estão em baixo, podemos estar perante um kick-off de crescimento quando se olha para fora a longo prazo. Isto diversifica a empresa do negócio de serviços públicos regulamentados adicionando algum risco.

Terceiro, a avaliação neste momento é muito atraente, irei detalhar em seguida.

Quarto, os seus principais mercados são saudáveis e estão em crescimento. Houston e Minneapolis são áreas economicamente vigorosas nos Estados Unidos. Enquanto Houston pode ser um saco misto no curto prazo devido à exposição ao sector de petróleo e gás, todos os relatórios que eu analisei transversalmente mostram uma economia muito forte e diversificada. Os serviços públicos são omnipresentes e necessários.

Riscos

A empresa opera porta de dívida alta. O aumento das taxas de juros pode aumentar ainda mais o valor da dívida. Além disso, ao ser proprietária da Enable Midstream faz com que a sua a dívida seja superior à média das empresas do seu sector.

O aumento das taxas de juros também pode tornar o stock menos atraente do ponto de vista de renda.

A exposição em Houston pode negativa no curto prazo devido à recente volatilidade na indústria de petróleo e gás.

Os preços baixos dos recursos energéticos são negativos para a Enable Midstream. Isso limita o crescimento da CenterPoint e pode afectar o crescimento de dividendos no futuro.

Avaliação

Usando mais uma vez o Modelo de Gordon com uma taxa de desconto de 9% e uma taxa de crescimento de dividendo a longo prazo de 4,5%.
Estou a usar uma taxa de crescimento de dividendos extremamente baixa comparando com a taxa real actual de forma a construir uma margem de segurança.
Acredito ser uma suposição bastante razoável sustentada pelo baixo preço actual do gás natural.
Dito isto, a análise dá um valor de mercado de $22,99 por acção.

Conclusão

A CenterPoint é uma empresa de serviços públicos bastante normal e bem regulada. A exposição aos activos da Midstream, a ausência de geração de energia eléctrica, o posicionamento geográfico da empresa em área nobres nos Estados Unidos aguçaram o meu apetite pela empresa.

Mas mais que tudo, acho que este stock é atraente neste momento simplesmente devido à valorização e rendimento. O rendimento tem aumentado consecutivamente ano após ano. Quando comparado com a maioria dos serviços públicos, esta é uma oportunidade que realmente deve ser considerada.

Esta compra adiciona $ 99 ao meu rendimento anual de dividendos.

Avaliação de outros analistas

Morningstar avalia a CNP como 4 de 5 estrelas, com um de valor justo de $23 por acção.

S&P Capital IQ avalia CNP com 2 de 5 estrelas “sell”, com um de valor justo de $18.10 por acção.

Já olhou para este stock? Gostou?

Obrigado pela leitura

Comentários

comments powered by Disqus